sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cuidados com sua Lingerie!

A durabilidade das suas lingeries irá depender da maneira como você cuida delas! Delicadas, as lingeries costumam amarelar depois de várias lavagens. Para que isto não ocorra, habitue-se a deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las. As peças precisam respirar, pois são feitas de fibras sintéticas. Crie o hábito de deixar suas gavetas de lingeries abertas por algumas horas, pelo menos uma vez por semana. Nas malas de viagem, o ideal é que fiquem em porta-sutiãs.


Lavagem à mão – Chatice ou não?

O Símbolo de lavagem à mão significa que a peça tem componentes que não resistem à uma lavagem na máquina. Lingerie em materiais especiais com fibras sensíveis ou soutiens com aros são exemplos. Os aros em metal sofrem uma sobrecarga quando lavados na máquina. Podem deformar-se ou mesmo deslocar-se do soutien. Nos casos mais graves podem causar estragos na máquina de lavar.
Lave suas lingeries sempre à mão para não estragar os acabamentos delicados nem deformar o aro e o bojo do sutiã. Procure usar sabonete neutro, que não agride o tecido. Faça isso com água fria ou, no máximo, morna. Embora seja um hábito comum entre as mulheres, não é recomendável lavar a lingerie no chuveiro: a água quente faz os fios de elastano perderem a força. Além disso, também desgastam as delicadas rendas. Alvejantes e amaciantes também prejudicam o elastano, assim como os produtos químicos utilizados nas lavagens a seco. Peças com renda e com bojo precisam de cuidados especiais: elas não devem ser lavadas à máquina nem atritadas com outras peças para que não corram o risco de se desfazer.

Passar e Secar
As lingeries não precisam ser passadas, pois se ajustam ao corpo. Se optar em passar, use o ferro apenas nos fundos de algodão. Para secar, pendure de forma vertical no varal, e na sombra, pois o sol desbota a cor e estraga a flexibilidade do elastano. Nunca torça as suas peças, para que elas não deformem. As calcinhas de algodão podem ser passadas à ferro para ficarem com melhor aparência.

Máquina de secar roupa
A secagem na máquina significa um maior desgaste dos materiais e cores. Vigora sempre: a secagem ao ar poupa energia e protege o meio ambiente!
Cada um de nós pode dar uma contribuição importante para o meio ambiente. Proceda à uma lavagem correta. Tenha em consideração os seguintes pontos: dose o detergente consoante o grau de dureza da água e a sujidade da roupa. Prefira a secagem ao ar à secagem na máquina.

Guardar
A gaveta de calcinhas e sutiãs deve ser arrumada de forma que você encontre com facilidade a peça que deseja e também para garantir vida longa às suas peças. Você pode separar as peças por cores. As calcinhas devem ser dobradas e empilhadas, para que ocupem pouco espaço no seu guarda-roupa. Se os sutiãs não tiverem bojo, podem ser dobrados em conjunto com a calcinha. Outra opção é pendurar os sutiãs em cabides, ou ainda, arrumá-los como se fosse um fichário: sobreponha o bojo direito ao esquerdo. Depois guarde um atrás do outro. Se tiver espaço, as peças também podem ser guardadas abertas.

2 comentários:

  1. ADOREI, Vanité!
    Tudo guardadinho no meu bolso...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse texto meninas. Não conhecia algumas coisas, mas agora sei como minhas lingeries irão durar mais. Bjnhos.

    ResponderExcluir